No Malawi, em África, resíduos foram utilizados para construir um centro comunitário sustentável – Centro Comunitário Kapita Earthship, que visa prestar serviços à população local.

malawi earthship casas sustentáveis

O polo de apoio vai contar com estufas para produção de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis solares para gerar eletricidade.

O Centro Comunitário será construído na região de Mzimba e parte das obras é viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, do arquiteto norte-americano Michael Reynolds, responsável pelas “casas mais sustentáveis do mundo“. O plano é fazer com que o centro comunitário ofereça água, energia, alimentos e outros recursos à população que tem acesso restrito aos serviços básicos.

Centro comunitário sustentável earthship

Projetada para ter a forma de uma flor, a instalação abrigará também uma escola e um posto médico. O centro comunitário deverá atender a 38 comunidades próximas a Mzimba.

casas sustentáveis feitas com terra e lixo

A colaboração do povo será fundamental para a conclusão das obras, pois serão os futuros utilizadores do espaço que participarão do processo de construção do mesmo, a fim de agregar conhecimentos e reforçar a importância do envolvimento social.

paredes feitas com pneus usados

A terra será um dos materiais empregados na construção, que também vai possuir um sistema natural de refrigeração, ativado quando as obras estiverem concluídas.